Dicas ecológicas e de saúde

19 de jun. de 2010
Reduza os poluintes presentes no ar
Reduzir os poluentes presentes no ar de dentro de um ambiente é simples, basta apenas usar plantas. Algumas plantas como palmeiras, margaridas, lírios, samambaias e orquídeas podem ajudar a remover os compostos orgânicos voláteis (COVs) do ar que você respira em ambientes fechados.
COVs são poluentes de ar como pesticidas, aditivos de pintura, produtos em aerossol e produtos de limpeza, que podem causar sérios danos à sua saúde e até câncer.
Durante os anos de 1980, a NASA conduziu estudos com plantas que são cultivadas dentro de casa, na tentativa de achar uma maneira de purificar o ar dentro das estações espaciais. Os testes foram feitos em câmaras seladas que continham poluentes como formol, benzeno e tricloroetileno, presentes no ar das residências através de tintas, vernizes, madeira prensada, adesivos e outras fontes. E os resultados foram positivos.
Muitas dessas plantas são tropicais e eficientes em capturar luz e gases necessários para a fotossíntese. Devido a essas características, elas têm um grande potencial em capturar outros gases, incluindo os perigosos para a saúde.

Recicle seu celular antigo
Quando seu celular antigo quebrar ou você trocá-lo por um novo, jogue-o fora da maneira correta.
A vida útil de um celular é cerca de 18 meses, e todos os anos milhões de aparelhos são jogados fora mas poucos são reciclados.
O celular pode ser um lixo muito perigoso,pois são feitos com muitos metais pesados e altamente poluentes como chumbo, níquel, cobre, antimônio e zinco.
Informar-se com a operadora de seu celular e saber mais sobre programas de reciclagem de celulares e baterias.

Limpe janelas e espelhos com vinagre
Ao invés de usar produtos químicos para limpar suas janelas e espelhos, use vinagre e jornal. É mais simples e você irá economizar dinheiro e não terá que ficar guardando um monte de produto de limpeza.
Basta misturar duas colheres de vinagre branco com um galão de água, depois colocar em uma garrafa com spray e aplicar a solução na janela e esfregar com o jornal,não use papel toalha,pode deixar arranhões na janela.
Se não tiver vinagre ou não gostar do cheiro, use suco de limão ou club soda (nos dois casos não é preciso diluir na água, e esfregar com jornal.
Simples e fácil, você economiza dinheiro e não usa produtos químicos que possam fazer mal à saúde.

Economize dinheiro, energia e água
Existem várias maneiras de economizar dinheiro, energia e água na lavanderia ou área de serviço, desde a escolha certa da máquina de lavar até o uso de água fria. Quando você for trocar sua velha máquina de lavar escolha uma de acesso frontal e com o selo Procel, assim você usará 50% menos de energia e água. Mas a economia pode ser ainda maior. Cerca de 90% da energia usada pela máquina é para aquecer a água, então use água fria sempre que possível e também reduza o número de vezes que você usa a máquina de lavar, espere até que você tenha um volume grande de roupas para lavar.


Evite usar recipientes de plástico no microondas
Por questões de saúde, é mais seguro optar por recipientes de vidro e cerâmica quando for usar o microondas. E é uma alternativa mais ecológica pois reduz nossa dependência de plásticos, que geram CO2 na sua produção e reduz o lixo.
Aquecer aumenta a probabilidade do material liberar produtos químicos. Certos produtos químicos chamados de plastificantes, que são usados para fazer plástico macio e flexível, são conhecidos por passar para os alimentos quando aquecidos. Por isso evite usar plástico no microondas e nunca reutilize embalagens de comidas para microondas.

Reduza o consumo de energia do aquecedor de água usando um isolante.
Se você possui um aquecedor de água essa dica pode ajudar a economizar energia consumida para aquecer a água de sua casa.
Água quente é responsável por cerca de 13% de sua conta, se você usar algum tipo de isolante para o aquecedor estará economizando energia, dinheiro e diminuindo as emissões de carbono.
Considere a possibilidade de envolver seu aquecedor com uma camada de isolamento, você gastará pouco. Um revestimento isolante reduz, entre 25% e 40%, a perda de calor através das paredes do tanque.

Manter a geladeira cheia ajuda a economizar energia

Mantendo sua geladeira cheia, mas não lotada, permitirá que ela funcione em sua capacidade máxima gastando menos energia. Para ajudar a reter temperaturas baixas quando a geladeira ou freezer está mais vazio, coloque uma jarra ou garrafa com água nos compartimentos, isso manterá o interior frio.
Geladeiras e freezers usam mais energia que qualquer outro aparelho e são responsáveis por cerca de um sexto da eletricidade usada na sua casa.
Deixando a geladeira lotada ou vazia, faz com que ela gaste mais energia para manter a temperatura interna ideal (2ºC).

0 comentários:

Postar um comentário